terça-feira, 21 de outubro de 2014

iOS 8.1


iOS 8.1

Meu primeiro produto da Apple foi o meu iPad Air 32 giga. Adorei todo o mundo da maçã e honestamente não tenho planos para sair deste mundo. A fluidez do sistema e a rapidez com que os aplicativos abriam definitivamente me fascinaram. Adorei o iOS mesmo com as suas supostas limitações e entendo perfeitamente as críticas que fazem ao sistema, mas sinceramente, consigo fazer tudo o que preciso sem grandes problemas. Deste modo não sinto falta de um gerenciador de arquivos ou de criar pastas e etc.

Quando a Apple anunciou o iOS 8 comecei a ler incessantemente sobre o sistema, as principais mudanças, as versões beta e etc. Quando o dia finalmente chegou eu contei os minutos para baixar. Baixei ainda no trabalho. Não tive tempo de testar mas corri para casa e quando testei... me decepcionei muito. O sistema estava altamente instável, meu aplicativo da impressora fechava sempre que tentava imprimir algo e o próprio pages também estranhamente fechava. O scrolling do safari já não era mais fluido como na versão do iOS 7.1 Os programas demoravam um pouco mais para abrir e já não abriam tão rapidamente como antes.

Com a versão 8.02 notei uma melhora razoável, mas muito longe de ser o meu velho ultra rápido iPad Air de antes. O pages ainda fechava inesperadamente, o programa da EPSON ainda fechava todas as vezes que tentava imprimir algo, sendo necessário abrir uma segunda vez para funcionar. O Blogsy (ótimo aplicativo para blogs) já não era o mesmo.... Uma decepção na minha opinião. Claro, as coisas ainda funcionam mas o que todos esperam quando compram um produto da Apple? Por que tantos optam pelos tablets ou Laptops da Apple? Altíssima qualidade, é claro!

Hoje a Apple liberou o iOS 8.1. Eu esperava ansiosamente porque sinceramente eu já estava ficando muito descontente com a Apple. Eu queria o meu iPad Air como antes, sem "engasgos". Instalei novamente do trabalho o que tomou-me um bom tempo apesar de o arquivo conter apenas cerca de 95MB. Uma vez terminado, o tablet procedeu com a instalação e o que vi foi uma mudança bem inexpressiva. Claro que os bugs internos foram concertados, mas a fluidez continua bem distante do que gostaria ou do que era no iOS 7.1

Bom, tendo em vista que tenho o iPad Air que fica atrás apenas do novíssimo iPad Air 2 no quesito desempenho eu fico a imaginar o que os usuários de iPads mais antigos estão passando. Devem estar altamente frustrados porque a impressão que tenho é que o sistema é significativamente mais pesado ou a questão da fluidez máxima precisa ser melhor avaliada pela Apple. Tenho certeza de que isto será feito em breve. Deixar milhões e milhões de usuários insatisfeitos é tudo o que os concorrentes querem que a Apple faça.

Sabe-se que a Apple já está testando o iOS 8.2 e que questões ligadas a fluidez e desempenho do sistema serão seguramente resolvidas nos próximos meses.

Apesar de todas a críticas e desapontamentos com o iOS 8 eu não pretendo comprar um Galaxy. Um tablet da Samsung com o Touchwiz é tudo que não quero. Se tem um tablet que sinceramente cogitaria se não fosse comprar um outro iPad seria o Nexus 9 com o Android puro. Com o iPad Air 2 minhas duvidas acabaram. Agora é só esperar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário